sábado, 17 de julho de 2010

Entre a Luz e a Sombra

Dois dos principais significados que me perguntam em relação à banda é sobre o nome em si (Cinza Central) e o significado da frase de uma das nossas músicas, chamada "Não Há Luz Sem Sombra", que por ser instrumental não pode ser explicada pela letra.

Quem quiser ouvir a música em nosso myspace, no seguinte link tem a versão DEMO dela:
Não Há Luz Sem Sombra by Cinza Central

Bom, sobre a música, o nome dela saiu da frase de um francês, que eu particularmente não conheço, mas foi visto pelo Gui (guitarrista e responsável pelos instrumentais da banda) em uma exposição.

Aqui a foto! 

Em nossa interpretação (e creio que também é o sendito do autor da frase), ele quis mostrar como há coisas na vida, principalmente coisas boas, que não existem sem a presença de seu inverso. Como a felicidade.
Muita gente busca a felicidade, se diz feliz e sempre corre do sofrimento. Mas como é possível saber o que é e como é a felicidade se não conhecemos a tristeza?

Você é feliz? Como você sabe que é feliz? Você todo dia acorda com os passarinhos, dá bom dia para o mundo, dá um beijo na sua mãe, sai de casa com seu carro zero para a faculdade/emprego e dessa forma sabe que é realmente feliz? Como você pode saber se realmente é feliz se nunca conheceu a tristeza, o sofrimento, a saudade, a solidão? Não há felicidade sem tristeza, e é a busca pela felicidade que a torna ainda mais especial para nós quando alcançada, e é a experiência da tristeza que nos torna mais fortes e mais maduros, com a cabeça mais formada para que, assim, sabermos qual é a nossa verdadeira felicidade, e não uma fórmula comum e defasada de felicidade vendida pela mídia e pelo senso comum. O que, claro, não exclui essa felicidade "comum" como sendo a felicidade verdadeira de alguém. Mas a experiência de descobrimento próprio é parte importante do desenvolvimento como ser humano de cada um e, infelizmente, não são muitas as pessoas que praticam isso.

Claro que este não é o único exemplo, coisas como "não há o certo sem o errado", "não há vida sem morte", "não há o bem sem o mal" e o inverso de cada uma dessas frases também são interpretáveis pela frase principal, entre outras. E pense bem, como seria uma coisa sem a outra? Existiria?

Bom, basicamente é isso, quem ler pode discutir, concordar, discordar comigo nos comentários à vontade, o dabeta é sempre bem-vindo ;)

E uma pergunta, como vocês conseguem perceber essa discussão na instrumental? Mesmo sem letras o nome dela não foi escolhido à toa e combina com sua sonoridade, mas como o formato dela passa isso pra vocês?
Um abraço \o

4 comentários:

Marina disse...

Platão (: Alegoria da caverna. Se amarrarmos crianças que nunca viram o mundo real em uma caverna e tudo que elas jamais virão são sombras, elas acreditariam que a verdade são as sombras. Mas eu concordo. Não existe como saber o que é a felicidade sem que antes se conheça o que é a tristeza. Se soubermos quando estamos tristes, sabemos identificar também quando estamos felizes.
E eu quero ouvir a versão atualizada da música o.õ'

Emmanuella Conte disse...

Felicidade non ecziste; quando você pensa que a encontrou, a Tristeza tira a máscara e grita "PEGADINHA DO MALLANDRO!".

Luh disse...

Ninguém É feliz de fato, mas vc tem de pesar o que está mais presente: a sombra ou a luz.
E não se esqueça do inverso: só há sombra onde há luz. Isso é um fato.

Luiz Felipe disse...

@Emmanuella
"Quando você acha que achou todas as respostas, a vida vai lá e muda todas as perguntas" :)